MERCADO EM FOCUS – 22/03/21


Boletim FOCUS – BACEN

· IPCA: 4,75 % ao ano – Tendência de Alta

· Dólar: R$ 5,30 – Tendência Estável

· PIB: 3,22 – Tendência de Queda

· SELIC: 5,00% ao ano – Tendência de Alta


✅ A análise dos índices apresentados pelo Boletim FOCUS, embora o COPOM na ultima semana estipulou a SELIC Meta em 2,75% ao ano, o mercado mostra a expectativa de alta batendo o patamar de 5,0% ao ano. O governo manteve este patamar mais baixo evitando assim uma possível corrida inflacionária em uma economia que mostra tendência de retração mesmo que temporária. Depende principalmente da velocidade do programa de vacinação e retorno dos resultados econômicos. A estimativa diária do mercado, segundo a ANBIMA, apresenta a taxa de 2,65% ao ano.


✅ Em função da estimativa de mercado e a meta apresentada pelo COPOM, deve-se terá atenção na contratação de investimentos, preferindo os contratos pós fixados.


✅ Caso não ocorra uma melhoria da economia através de seu PIB e redução da expectativa de inflação, o governo devera direcionar para uma SELIC Meta mais elevada, buscando manter a atratividade na captação dos títulos do Tesouro, bem como nos demais títulos de renda fixa em captação bancária, bem como para investimentos empresariais.


✅ Segundo a mesma tendência anterior, não havendo uma melhoria econômica, poderá ocorrer um ajuste na bolsa, pela redução da atividade econômica ou enfrentar um período de alta volatilidade.


✅ A expectativa do Cambio no mercado opera em estabilidade em relação a ultima semana demonstrando menor volatilidade ao mercado spot que opera no patamr de 5,53, com tendência de leve alta.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo