RISCOS DO AGRONEGÓCIO

Características 

Quando pensamos na atividade do agronegócio e mais especificamente a agropecuária, aquela que ocorre dentro da porteira, podemos pensar inicialmente que ela somente será impactada pela influência do meio ambiente, como secas, chuvas, geadas, mais a realidade o impacto é muito maior. Se pensarmos, esta atividade é uma das únicas onde o empresário está sujeito a forte sazonalidade da atividade, criando assim forte sazonalidade e criando volatilidade em preços e de demanda, aumentando assim os riscos da atividade.

 

Esta grande sazonalidade nos preços gera importantes riscos a atividade, como os financeiros de mercado, liquidez da atividade, crédito e até operacionais. As formas possíveis de atenuar este impacto de sazonalidade da atividade pode ser através da ampliação da disponibilidade  de sistemas de armazenamento e o maior uso de derivativos e mercado futuro.

O Mercado Futuro

Até o momento em comparação com outros participantes do mercado global do agronegócio este mercado ainda se mostra incipiente, tanto pelo seu volume de negociação, quanto em oferta de diferentes produtos. Esta defasagem, mesmo sendo um importante participante global, explica-se principalmente pelo alto volume histórico de taxas de juros no país, justificando assim um maior emprego de empréstimo e financiamento governamental e políticas que suportam os estoques e preços. Com a redução desta taxa de juros e a continua redução da participação governamental nos financiamentos, direciona o mercado para uma participação do crédito privado no financiamento, que certamente devera empregar mais fortemente estes instrumentos de segurança como já vemos ocorrendo nas operações de BARTER.

 

Desta forma, aguarda-se para os próximos anos o lançamento de novos produtos derivativos, abrangendo uma maior gama de produtos do agronegócio, como também a maior liquidez de suas operações, tornando assim o mercado com maior incremento de sua produtividade, bem como, aumento da segurança contra a forte sazonalidade do setor.

Envie sua Mensagem

Celular: ( 61 ) 98324-2223

E.Mail: ctn@agrocapitais.com.br